Mais uma vez Franca se destacou como uma das melhores cidades do País para se viver. Desta vez, em recente pesquisa de consultoria da Macroplan, a cidade foi considerada a 5ª melhor para morar, entre as 100 cidades mais populosas do país analisadas - todas com mais de 266 mil habitantes. Foram considerados como critérios educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal. Embora representem menos de 2% do número total de cidades no Brasil, os municípios que estão na lista são responsáveis por metade do PIB nacional, 54% dos empregos formais do país e concentram 39% de toda a população brasileira (aproximadamente 80 milhões de habitantes).
A melhor colocação da cidade foi conquistada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com o 1º lugar, em que Franca cresceu 34%, quando comparado com o índice de 2005, pulando de 5,3 para 7,1 para cada 100 mil habitantes.
No estudo, que considera dados de 2015, Franca se destaca também nos itens de saneamento básico e atendimento de água, alcançando 100% da população aparecendo, respectivamente, em 6º e 25º lugares. No índice de esgoto tratado, a cidade cresceu 20,9% nos últimos dez anos, passando de 77,1% para 98% da população. No caso da cobertura de coleta de lixo de rede domiciliar, o desempenho da cidade caiu. Enquanto em 2010 100% da cidade era atendida, em 2015 o número caiu para 98,2%.
A cidade também tem a segunda menor taxa de homicídios no Brasil, com apenas 5,3 para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para Blumenau (SC), com 4,2. O resultado tem como base dados do DataSUS e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os óbitos no trânsito também caíram 27,6% em dez anos, de 26,5% para 19,1% a cada 100 mil habitantes.
Na saúde, Franca ocupa a 11ª posição na taxa de mortalidade infantil, sendo 9,7 a cada 100 mil habitantes.
“Nossa cidade tem se destacado em quesitos importantes como educação, saneamento e, apesar das críticas, mesmo na saúde temos índices melhores que muitas cidades, e isso deve ser considerado. Ter Franca como a quinta melhor cidade para se morar é um atrativo a mais para que as empresas se interessam em trazer seus negócios e se instalar na cidade, favorecendo o desenvolvimento econômico”, disse Flávia Lancha, secretária municipal de Desenvolvimento.