A cidade de Franca é internacionalmente conhecida e é destaque em vários segmentos da economia, do esporte e da história do país - a cidade do basquete, a cidade do calçado, a cidade do café, a cidade do diamante, a cidade do relógio do sol - mas o que faz dela ser a cidade mais linda deste país são as pessoas que nela vivem.
Pesquisa personalizada

10 Coisas que você não sabe sobre a história da cidade de Franca SP



Artigo original: https://casadeimagem.com/aniversario-franca-193-anos/


1. POUSO DOS BAGRES

Provavelmente, esse foi o primeiro nome de Franca, ainda lá no século XVIII. O Pouso dos Bagres era a região onde os bandeirantes paulistas descansavam durante a jornada pelo “Caminho de Goiás”, em busca de ouro no estado quase vizinho.

2. PAULISTAS, MINEIROS E GOIANOS

No início do sec XIX, após diversos grupos de bandeirantes se instalarem no Pouso dos Bagres, a população dos estados vizinhos foi chegando ao “Belo Sertão do Rio Pardo“, nossa atual região, por incentivo do governador-geral da Capitania de São Paulo, António José da Franca e Horta.

3. FRANCA ERA BEM MAIOR QUE HOJE

A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Franca foi criada em 3 de dezembro de 1805 e abrangia uma área muito maior do que a atual Franca, indo de Batatais até Ituverava e Guaíra.

4. FRANCA DO IMPERADOR… QUE IMPERADOR?

Ele mesmo, Dom Pedro I. Entre suas mudanças de nome, a então “Vila Franca Del Rey” foi batizada de Franca do Imperador, numa homenagem ao Imperador pela Independência do Brasil.

5. Quase mineiros

Em 1821, o Estado de Minas Gerais tentou anexar Franca, o que não deu muito certo. Devido à resistência para pertencer ao Estado de São Paulo, Franca ganhou até um lema, que está presente em sua bandeira até hoje: “Genti Meae Paulistae Fidelis” (Fiel à Minha Gente Paulista).
6. A ERA DE OURO DO SAPATO
Se o calçado de Franca é o que é hoje, devemos muito aos anos 70. Na década, o setor recebeu investimentos, novo maquinário, aumentou a qualidade dos produtos e começou a exportar. O grande marco da época foi o lote de 17 mil pares enviados aos Estados Unidos pelo Samello.


7. O RELÓGIO DO SOL

Cartão postal da cidade, mas pouco notado (ou valorizado) pelos francanos, o Relógio do Sol tem uma grande importância. O exemplar foi criado por Frei Germano de Annecy em1887 e é o único no Brasil. Seu irmão gêmeo está em Annecy, na França, cidade natal do Frei.

8. FRANCA EM NÚMEROS

1° cidade do Brasil em saneamento.5° cidade mais segura do Brasil.5° município mais elevado do estado.9° maior cidade do estado de São Paulo.20° melhor cidade para se viver52° em qualidade de vida74° maior cidade do país.

9. LEPORACE OU AEROPORTO, QUAL É MAIOR?

Na disputa pelo título de maior bairro de Franca, o “Lepô” ainda segue em primeiro. Com suas casas e prédios populares entregues lá nos anos 80, o bairro da zona norte concentra a maior parte da população francana, o que dá aí, mais ou menos, 100 mil pessoas.


10. E QUEM ERA ESSA TAL DE MOGIANA?

Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1887-1971), para sermos mais precisos, foi a linha de trem que trouxe tanto prestígio e crescimento à Franca durante seu período de operação. A Franca da Mogiana ficou conhecida nacionalmente devido ao café daqui que saia para todo canto. A região da Alta Mogiana corresponde à Franca e mais 9 cidades vizinhas, todas conhecidas pela sua história e qualidade do café.