A cidade de Franca é internacionalmente conhecida e é destaque em vários segmentos da economia, do esporte e da história do país - a cidade do basquete, a cidade do calçado, a cidade do café, a cidade do diamante, a cidade do relógio do sol - mas o que faz dela ser a cidade mais linda deste país são as pessoas que nela vivem.
Pesquisa personalizada

Franca terá Pronto Socorro 4 vezes maior que o "Dr. Janjão"






O prefeito Sidnei Rocha autorizou nesta quinta-feira, a abertura de concorrência pública para a construção do novo Pronto Socorro Municipal, na Vila Imperador. Com custo estimado em R$ 5,4 milhões, o prédio terá 3,6 mil metros quadrados de área construída - quase quatro vezes mais que o atual Pronto Socorro "João Ribeiro Conrado", com 957 metros quadrados de espaço edificado. As obras começam em até 80 dias. Inaugurado no início da década de 90, o atual PSM viu sua demanda média de atendimento pular de 80 pacientes por dia, para 1096 consultas diárias nos sete primeiros meses de 2010. Em 18 anos, não foram realizadas novas construções no local, que recebeu apenas adequação física, especialmente a partir da integração do Pronto Socorro Infantil, em 1.996. Recentemente outros serviços passaram a ser prestados no PSM "Dr. Janjão". Entre eles, ortopedia e psiquiatria. O novo Pronto Socorro Municipal será exclusivo para adultos. As crianças continuarão sendo atendidas no PS Infantil, já existente, que será ampliado com a transferência do atendimento do "Dr. Janjão", para a unidade anunciada nesta quinta-feira. De acordo com o prefeito Sidnei Rocha, a localização foi o que "mais pesou na escolha da área do novo PSM". O terreno é margeado pelas avenidas Chico Júlio e Dr. Flávio Rocha, próximo à Secretaria de Saúde, na Vila Imperador. "Há fácil acesso às avenidas que interligam todos os bairros da cidade, às rodovias e ao Hospital do Coração, além de grande quantidade de linhas de ônibus", explicou Rocha. O futuro Ponto Socorro Municipal foi projetado para atender a uma população de 500 mil habitantes, estimada para os próximos 15 anos em Franca. A unidade terá capacidade de receber 2.500 pacientes por dia.

Grandiosidade - Os números e o projeto impressionam. A sala de espera do novo PSM terá 200 lugares, contra as atuais 50 no "Dr. Janjão". O espaço para a realização de exames ganhará bloco próprio, para diagnósticos, através de RX, Ultrassom, Eletro Cardiograma e um laboratório de análises clínicas. Ao chegar à entrada principal da unidade, o usuário passará por uma Central de Acolhimento e Triagem, que definirá o seu estado de saúde e o encaminhará para três blocos de atendimento médico de urgência que serão construídos. Os níveis foram separados por baixo, médio e alto risco de morte. Os leitos para pacientes considerados de baixa gravidade serão mais que quadruplicados. Passam de seis, para 26 camas - todas independentes. No novo PSM, as vagas para o tratamento de doenças avaliadas com médio risco de morte irão dobrar. Serão 26 leitos. Atualmente, no PSM "Dr. Janjão", existem apenas dois leitos para pacientes mais críticos.


Na nova unidade, serão sete, com isolamento completo. Serviços que hoje operam em salas improvisadas ou dividem espaço com outros procedimentos, terão estrutura adequada com a construção de blocos de psiquiatria (oito leitos e dois isolamentos), ortopedia (quatro leitos e sala de gesso) e ginecologia e obstetrícia (quatro leitos). O conforto irá melhorar não apenas para os usuários. Os funcionários terão condições mais satisfatórias de trabalho, com alojamento para descanso dos médicos, refeitório e bloco administrativo. O novo Pronto Socorro Municipal terá estacionamento para 160 vagas e o local destinado para pontos de ônibus e táxis. Pacientes transportados por ambulâncias não entrarão mais pela portaria central, como ocorre atualmente, passando entre os demais usuários que aguardam atendimento. As viaturas terão entrada reservada. Com a assinatura do prefeito Sidnei Rocha para a abertura da licitação, o processo segue para a Comissão de Compras e Licitações, que deverá publicar em 15 dias, o edital da concorrência. A Prefeitura espera que o novo PS Municipal comece a funcionar em novembro de 2011.

"É a maior obra social da nossa administração", diz prefeito
Ao anunciar o novo pronto-socorro municipal, com capacidade para atender 2,5 mil pacientes por dia e área construída de 3,6 mil metros quadrados - quatro vezes maior que o atual - o prefeito Sidnei Rocha disse que "esta é a maior obra da nossa administração, no aspecto social". O prefeito justifica sua definição com os atendimentos, que saltaram de 80 pacientes diários- quando foi inaugurado o "Dr. Janjão" - para os atuais 1.096 usuários/ dia. A projeção de crescimento da cidade, previsto no projeto, também foi defendido por Rocha. Sidnei disse que a Prefeitura tem investido forte na saúde pública em atendimento direto, com consultas, exames e distribuição de remédios, e expansão da estrutura física, com ampliação dos prédios e instalação de farmácias nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). "Por lei, teríamos que investir 15% na saúde. No entanto, gastamos 25% do nosso orçamento nesta área".

Aeroporto também ganhará Pronto-Socorro
Com a abertura da concorrência pública do Novo Pronto Socorro Municipal, na Vila Imperador, as secretarias de Urbanismo e Saúde iniciam o projeto para a construção de um PS no Jardim Aeroporto. A intenção é que a obra também seja finalizada até novembro de 2011. "Quem sabe poderemos entregar estes dois novos prontos socorros ao mesmo tempo. Tudo vai depender da arrecadação da prefeitura. Que vamos fazer mais este PSM, vamos. Já está decidido. Só não faremos loucuras para não comprometer as finanças da Prefeitura", garantiu Sidnei Rocha. Por ser menor, o futuro Pronto Socorro da Zona Sul levará menos tempo para ser construído. Apesar de não ter o mesmo espaço físico do novo PSM Central, as duas unidades terão estrutura idêntica de atendimento. O Pronto Socorro do Jardim Aeroporto receberá os moradores da região Sul e parte da Leste. A outra metade dos habitantes da zona Leste e das demais regiões da cidade.